Tuesday, January 22, 2013

"Quando estiver comendo, apenas coma"

Adorei essa frase de Leo Babauta que li na matéria da Vida Simples deste mês. A matéria foi escrita por Jeanne Callegari e fala sobre foco.


Como é difícil focar no que temos que fazer diante de tantos estímulos da vida moderna. É o e-mail apitando no iphone, as curtidas do facebook a todo momento e as fotos do instagram. Aliado a isso tudo ainda temos  um super trabalho, contas a pagar, casa para cuidar e vida social. Aff....só de pensar cansa.


Mas por que é tão fácil perdermos o foco?
Na minha opinião não temos foco porque na maioria das vezes vivemos sofrendo pelo que passou e sonhando com o futuro. Ainda não conheci alguém que viva no presente momento. Se vocês conhecem me contem porque isso é muito difícil de acontecer.

Embora seja complicado existem algumas técnicas que nos ajudam a concentrar no presente e não perder o foco com tanta facilidade. A meditação é uma das técnicas mais eficientes para aumentar a capacidade de estar presente em cada ato. Requer máxima atenção para não desviar o pensamento.

Uma dica interessante para concentrar no dia-a-dia é tonar as tarefas mais agradáveis e menos estressantes. Por pior que seja a atividade crie rituais para torná-las simples e rápidas.
Comece o dia tomando um café da manhã com calma.
Nunca abra seus e-mails ao acordar, isso tira totalmente o foco da sua manhã tranquila e a transforma num mar de preocupações para o dia de trabalho.
Limpe seu ambiente de trabalho e deixe só o estritamente necessário para suas atividades do dia.
Ah, e não adie aquilo que tem que fazer. Por mais que a tarefa seja chata ela não vai ficar mais legal daqui duas horas.

Terapias corporais, como as massagens, também ajudam no relaxamento, gerando maior concentração.
Invista em você.


Lembre-se: a concentração é uma questão de escolha. Escolha onde quer depositar sua atenção.
Escolha ser feliz e aproveite o que a vida tem a oferecer.

Para saber mais leia a matéria da Vida Simples de fevereiro.

Beijos






No comments:

Post a Comment